CIRCUITO DAS FAZENDAS - VASSOURAS




FAZENDA DO SECRETÁRIO

Existem duas versões correntes para a origem do nome "Fazenda do Secretário": uma delas atribui o nome ao seu fundador, José Ferreira da Fonte, que foi secretário de diversos governadores da província; a outra explica que o nome foi tomado do ribeirão chamado Secretário que nasce de vertentes próximas e banha a fazenda.

A Fazenda do Secretário é o melhor exemplo de solar rural cafeeiro em estilo neoclássico existente no Brasil. Localizada no Município de Vassouras, a propriedade chegou a possuir 500.000 pés de café e 366 escravos. Parte da sua tulha, localizada do lado direito da casa, ainda permanece. Ali se situavam 51 lances de senzalas, 5 enfermarias e dez casas para empregados. Em frente a casa e ao lado da tulha, um relógio francês instalado em uma bela torre marcava as horas.

Restaurada e mobiliada ao estilo da época, o solar foi construído em meados do século XIX (1830) por Laureano Corrêa e Castro, o Barão de Campo Belo. O título de Barão lhe foi agraciado em 1854 pelo Imperador Dom Pedro II.

Possui vários aposentos: uma escadaria importada da Europa em madeira de lei, capela, salão de baile e salas de jantar com pinturas do catalão José Maria Villaronga, conhecido por suas obras em estilo "trompe d`oeil", uma das características da decoração interior das fazendas do Vale do Paraíba.

Os jardins, com sua extraordinária beleza e dimensão, possuem estátuas em ferro fundido da famosa fundição Barbezat & Co, localizada no Vale d’Osne.

A Fazenda do Secretário foi retratada por Vitor Frond, renomado pintor, e já serviu de cenário para várias produções da TV Globo, como as minisséries "Os Maias" e "Os Quintos dos Infernos".

A fazenda é liberada à visitação de grupos com agendamento prévio.

Circuito das Fazendas - Vassouras - Fazenda do Secretário