|
A Curiosa História da Flor de Carne
Entre os meses de outubro e novembro, nasce, no túmulo do Cônego Rios ou Monsenhor Rios, Antônio Rodrigues de Paiva e Rios, benfeitor religioso do Século XIX, uma flor curiosa, com formato de coração que, ao ser tocada, exala mau odor e libera um líquido vermelho parecido com sangue. O respeitável escritor Coelho Neto, sobre o assunto registrou que um dos zeladores do cemitério Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras, desconhecendo o ciclo do aparecimento da flor, acimentou toda a lápide. No entanto, ao chegar o período do seu nascimento ela rompeu o cimento, com toda a sua delicadeza e surgiu, mesmo assim, aumentando o misticismo em torno dessa intrigante história. Ao lado do túmulo, muitas placas de graças recebidas comprovam agradecimentos de devotos que consideram o Monsenhor um santo. Nascido em 1806, em Congonhas do Campo, Minas Gerais, filho de João Gonçalves Rios e Francisca Maria Rosa, desde jovem já demonstrava vocação para o apostolado. Aos 25 anos foi ordenado sacerdote na cidade de Mariana, também em Minas. Exercendo sua função eclesiástica fervorosamente veio para a região como vigário da paróquia de Vassouras e lá permaneceu por 5 anos. Pessoa bondosa, sua atenção se voltava para os pobres e escravizados.
Monsenhor Rios faleceu em janeiro de 1875. Porém, antes de sua morte, solicitou que fosse enterrado na região central do cemitério, em cova rasa para demonstrar seu patamar de igualdade perante as pessoas, já que na época, segundo as regras daquele cemitério, pessoas de grande poder e riqueza eram enterradas na parte da frente e, nos fundos, eram enterrados os negros, os pobres. e tem breve duração entre 13 a 14 dias. Após esse período ela fenece e dá lugar a um arbusto parecido com uma pequena palmeira, que também após curto período desaparece, nada resta sobre o túmulo e o ciclo recomeça.
Em suas impressões sobre o assunto, Coelho Neto mencionou, ainda, que estar próximo àquele túmulo era se aproximar de Deus. E, em torno de um ar de mistério, a flor surge somente em período de finados.
Texto: Andreia Pit
|