FAZENDAS HISTÓRICAS - RIO DAS FLORES
Uma alameda de palmeiras imperiais dão as boas-vindas aos visitantes da Fazenda do Paraízo.
A casa sede, erguida por Domingos Custódio Guimarães, conhecido como barão e depois Visconde do Rio Preto, entre 1845 e 1853, convida a todos para uma viagem no tempo, pois encontra-se inteiramente preservada, com suas pinturas artísticas originais e móveis que retratam o gosto pelo requinte.
Tudo é original e demonstra a riqueza da época: do mobiliário francês e brasileiro, de qualidade, aos lustres de cristal, dos papéis de parede diferentes entre si, de acordo com o ambiente, às pinturas com motivos diversos nas paredes nunca restauradas.
São 58 cômodos distribuídos em alas bem definidas e equipadas com o que havia de mais moderno para a época. O casarão foi o primeiro do Brasil a ter iluminação a gás de carbureto. Outros equipamentos e objetos, também considerados um avanço naqueles tempos, poderão ser conhecidos durante a visita à fazenda.
A ala social é composta de dois curiosos cômodos a “sala das mulheres”, localizada na sacada, e a “sala dos homens”, onde se organizam as armas.
A capela, situada dentro do casarão, compreendendo dois andares, transforma-se em uma agradável surpresa durante a visita. Era do segundo andar que a família e seus convidados assistiam à missa.
Situado ao lado do casarão, o engenho ainda guarda o maquinário importado de Nova York, EUA, onde os grãos eram beneficiados dispensando a mão de obra escrava.
Agende sua visita e venha conhecer a história e curiosidades de um patrimônio incrivelmente preservado no Vale do Café!
Para mais detalhes sobre a Fazenda do Paraízo,
Clique Aqui
Localizada na cidade de Rio das Flores, a Fazenda União é um exemplar de propriedade rural do ciclo cafeeiro. Na opulência do meio produtivo rural, as casas tinham um porte avantajado, dotadas de importância arquitetônica e muitos cômodos, de volume e imponência maior do que se imagina para uma residência apenas familiar. Podemos encontrar outras casas grandes do gênero ao longo do Vale do Paraíba, apontando claramente para uma certa tendência a excentricidade e por vezes até ao exibicionismo dos então, Barões do Café.
Ao longo de sua história passou pelas mãos de vários proprietários e o prédio centenário foi revitalizado e orientado a atender aos requisitos do conforto moderno, foram recuperados o telhado, as paredes de pau a pique, os pisos e toda estrutura em madeira e até os seus porões. O entorno da imponente sede recebeu um elaborado cuidado paisagístico, onde se procurou preservar as árvores centenárias e as preferências botânicas do requintado período colonial. O mobiliário foi então acrescido de preciosas peças de época, recuperadas e adquiridas em leilões, antiquários e incansáveis inserções pela região do vale. Em um trabalho feito ao longo dos anos, todo o seu interior recebeu tratamento arquitetônico e artístico compatível à época colonial.
No sentido de preservar e divulgar o estilo de vida e os costumes do nosso período colonial, sobretudo durante o ciclo do café no Vale do Rio Paraíba, os proprietários vem preservando as tradições, e para oferecer a hospitalidade e o provincianismo daquela época, transformaram a Fazenda União em espaço de cultura e lazer.
Para mais detalhes sobre a Fazenda União,
Clique Aqui
FAZENDA CAMPOS ELÍSEOS
Uma Fazenda Histórica que hospeda. Em Rio das Flores, a Fazenda Campos Elíseos não é uma “Pousada”, nem um “Hotel Fazenda” é uma verdadeira Fazenda Histórica centenária que hospeda, no mesmo estilo que na Europa, e agora no mundo inteiro, é conhecido como “Turismo de Habitação”. Na Campos Elíseos os hóspedes são recebidos com amizade e com certeza poderão se sentir na fazenda como na própria casa de campo.
|
FAZENDA SANTO ANTÔNIO
A Fazenda Santo Antônio em Rio das Flores, é uma fazenda do Ciclo do Café, de 1842. Hoje, totalmente reformada com mobiliário de época, decoração de bom gosto e uma hospedagem requintada, que permite voltar a uma bela época revisitada do Vale do Café, resgatando sua história.
|