FAZENDAS HISTÓRICAS - VALENÇA




FAZENDA VISTA ALEGRE

Fazendas Históricas - Valença - Fazenda Vista Alegre

Fazendas Históricas - Valença - Vista Alegre Fazendas Históricas - Valença - Vista Alegre Fazendas Históricas - Valença - Vista Alegre Fazendas Históricas - Valença - Vista Alegre

A Fazenda Vista Alegre, localizada em Valença, é uma das mais importantes do Séc. XIX. Nela despontam suas formas arquitetônicas em harmonia com seus belíssimos jardins. Além de ser referência em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, já foi cenário de diversas novelas, minisséries e produções televisivas, como a novela “Salomé”, clipe especial Xuxa 10 Anos de Globo (“Lua de Cristal”) e a novela “A Viagem”, que foi reprisada recentemente no canal Viva.

Originalmente dedicada ao plantio do café, aprendia-se na Vista Alegre música, artes teatrais e religião. Instalada em uma de suas benfeitorias, especialmente edificada, nasceu a Escola de Ingênuos, como ficou conhecida, que foi a primeira no país a alfabetizar filhos de escravos e crianças pobres das redondezas. Lá havia também, a Casa da Música, onde se preparava a banda sinfônica da fazenda, antes de suas prestigiadas apresentações.

No auge do ciclo do café, a Fazenda Vista Alegre recebeu visitantes ilustres, como o Conde D’Eu e o pianista Gottschalk. Além de membros da família Real e personalidades importantes de nossa história que tiveram sua passagem em seus domínios, registrada para posteridade.

No início do século XX, a Vista Alegre passa a ter um importante papel como uma das pioneiras na produção de queijos.

Hoje, ciosa de seu passado e orgulhosa de seu presente, a Vista Alegre realiza visitações históricas guiadas com opções que incluem lanche e almoço; hospedagens na própria sede colonial; além de eventos sociais, culturais e corporativos.

Serviço:
Visitação simples;

Visitação com lanche (grupo mínimo 10 pax);

Visitação com Almoço: (grupo mínimo 15 pax);

Hospedagem e eventos;

Para mais detalhes sobre a Vista Alegre, Clique Aqui




FAZENDA CHACRINHA

Tudo leva a crer que o cidadão Manoel Pereira de Souza Barros adquiriu, em meados da década de 1840, de Joaquim José dos Santos, duas sesmarias no sertão dos índios Coroados de Valença, nas margens do rio das flores.

Durante as décadas de 1850 e 1860, Capitão Souza Barros desenvolveu suas fazendas com lavoura de café.

A atual sede da Fazenda Chacrinha em Valença, que substitui uma modesta casa de vivenda, construída por Santos, começou a ser edificada no final da década de 1860.

Além da produção de café, Chacrinha se consolida como importante produtora de aguardente, uma das poucas fazendas com produção em escala comercial.

A fazenda recebe visitas guiadas, com reserva antecipada.
Tel: (21) 2262-8685 - Fax: (21) 2240-5458 ou (24) 2453-4661

Fazendas Históricas - Valença - Fazenda Chacrinha