FAZENDAS HISTÓRICAS - VASSOURAS




FAZENDA CACHOEIRA DO MATO DENTRO

A Fazenda Cachoeira do Mato Dentro, localizada em Vassouras, pertenceu a José de Almeida Avelar, Barão do Ribeirão, estando desde 1896 com a Família Rangel.

O casarão, em estilo neoclássico, mantém características originais do século XIX. Em bom estado de conservação, preserva ainda hoje grande parte do mobiliário, louças e acervo de época. Destaca-se, entre outras atrações, um banheiro de pedra pertencente aos escravos, além dos terreiros de café, senzalas e o contato direto com a vida no campo com passeios a cavalo, carro de boi e animais domésticos de grande e pequeno porte.

Residência da família, hoje abre suas portas para visitas de turistas, escolas e historiadores, podendo ser oferecido café ou almoço tipicamente rural, além de queijos tipo frescal, linguiça e doces produzidos no local para consumo e venda. Na segunda quinzena do mês de maio realiza-se tradicionalmente um Concerto de Outono.

Fazendas Históricas - Vassouras - Fazenda Cachoeira do Mato Dentro




FAZENDA CACHOEIRA GRANDE

A Fazenda Cachoeira Grande não era a maior fazenda da região, possuindo apenas 1.125 hectares, mas foi o princípio da imensa fortuna do futuro Barão de Vassouras, Francisco José Teixeira Leite, filho do Barão de Itambé.

Em 1850, Francisco possuía em sua fazenda 250.000 cafeeiros. Francisco substituiu o café da fazenda pelo beneficiamento de alimentos, então muito caros em Vassouras, ficando famoso o “Arroz de Cachoeira”, todo tratado com eficientes máquinas "hidráulicas", aproveitando a cachoeira que batizava a propriedade.

Por seus méritos, foi elevado por D. Pedro II em 1871 à condição de Barão de Vassouras

O Barão morreria em maio de 1884, às vésperas de completar oitenta anos. Uma de suas filhas, Maria Esméria Teixeira, herdou a Fazenda Cachoeira Grande e nela recepcionou com grande jantar, a 18 de setembro de 1884, a Princesa Isabel e o Conde D` Eu, ambos de passagem por Vassouras.

Hoje, restaurada e bem decorada, Cachoeira Grande recuperou seu antigo esplendor. Pertence atualmente à família de Francesco Vergara Caffarelli, industrial e colecionador de arte.

A Fazenda Cachoeira Grande está aberta à visitação. O programa consiste em visita à sede, onde será contada a história da fazenda, sua recuperação, além de informações sobre o mobiliário existente e objetos. A fazenda possui um museu de carros antigos que poderão ser apreciados durante a visita.

Fazendas Históricas - Vassouras - Fazenda Cachoeira Grande




FAZENDA DO SECRETÁRIO

Existem duas versões correntes para a origem do nome "Fazenda do Secretário": uma delas atribui o nome ao seu fundador, José Ferreira da Fonte, que foi secretário de diversos governadores da província; a outra explica que o nome foi tomado do ribeirão chamado Secretário que nasce de vertentes próximas e banha a fazenda.

A Fazenda do Secretário é o melhor exemplo de solar rural cafeeiro em estilo neoclássico existente no Brasil. Localizada no Município de Vassouras, a propriedade chegou a possuir 500.000 pés de café e 366 escravos. Parte da sua tulha, localizada do lado direito da casa, ainda permanece. Ali se situavam 51 lances de senzalas, 5 enfermarias e dez casas para empregados. Em frente a casa e ao lado da tulha, um relógio francês instalado em uma bela torre marcava as horas.

Restaurada e mobiliada ao estilo da época, o solar foi construído em meados do século XIX (1830) por Laureano Corrêa e Castro, o Barão de Campo Belo. O título de Barão lhe foi agraciado em 1854 pelo Imperador Dom Pedro II.

Possui vários aposentos: uma escadaria importada da Europa em madeira de lei, capela, salão de baile e salas de jantar com pinturas do catalão José Maria Villaronga, conhecido por suas obras em estilo "trompe d`oeil", uma das características da decoração interior das fazendas do Vale do Paraíba.

Os jardins, com sua extraordinária beleza e dimensão, possuem estátuas em ferro fundido da famosa fundição Barbezat & Co, localizada no Vale d’Osne.

A Fazenda do Secretário foi retratada por Vitor Frond, renomado pintor, e já serviu de cenário para várias produções da TV Globo, como as minisséries "Os Maias" e "Os Quintos dos Infernos".

A fazenda é liberada à visitação de grupos com agendamento prévio.

Fazendas Históricas - Vassouras - Fazenda do Secretário




FAZENDA MULUNGU VERMELHO

Sua origem remonta ao princípio do século XIX quando suas terras foram doadas, através do sistema de sesmaria ao concessionário Capitão Antônio Luiz dos Santos e sua mulher Dona Luíza Angélica, terceira filha do lendário Capitão Inácio de Souza Werneck, patriarca do clã mais importante do período cafeeiro no Vale do Paraíba. Pelo que consta, o solar de São Francisco foi construído em 1831, na primeira fase da plantação do café na região, e com pouco tempo de lavoura, a fazenda tornou-se uma das mais prósperas de Vassouras.

Aberta à visitação, a Fazenda Mulungu Vermelho, em Vassouras, oferece como opções de lazer piscina, sauna, casinha de bonecas, churrasqueira, forno para pizza, criação de pavões, playground, lago, miniquadras de basquete.

Fazendas Históricas - Vassouras - Fazenda Mulungu Vermelho




FAZENDA SANTA EUFRÁSIA

Em Vassouras, a Fazenda Santa Eufrásia é a única fazenda particular tombada pelo IPHAN no Vale do Café, é uma das construções históricas mais importantes da área. Seu acervo é composto por mobiliário e utensílios do século XIX autênticos.

A casa sede da Fazenda Santa Eufrásia é circundada por um gramado e por vegetação exuberante, com árvores centenárias e um açude.

Sua construção foi iniciada em 1830 pelo Comendador Ezequiel de Araújo Padilha e seu irmão Pedro Petras Padilha.

Extravagante, Ezequiel adorava música e realizou grandes festas e saraus, além de importar gôndolas de Veneza, para românticos passeios no açude.

A fazenda foi originalmente produtora de café. Em 1905, foi vendida ao Coronel Horácio Lemos, o bisavô de D. Beth, atual proprietária da fazenda, que queimou o cafezal, a fim de implantar em suas terras, a criação de gado bovino chegando a exportar carne para a Europa.

Hoje a fazenda tem novamente um cafezal em produção e uma pequena loja de antiguidades.

Aberta à visitação, mediante agendamento prévio, oferece um delicioso lanche ao final do passeio no qual o visitante poderá saborear o café colhido na propriedade.

Fazendas Históricas - Vassouras - Fazenda Santa Eufrásia




FAZENDA SÃO FERNANDO

Localizada em Massambará, Distrito de Vassouras, a Fazenda São Fernando foi, no século passado, uma das unidades produtoras de café do Vale do rio Paraíba Fluminense.

Fundada no início do século XIX, rapidamente se inseriu na monocultura cafeeira, tornando-se uma das importantes propriedades da região. Sua origem territorial remonta ao século XVIII, quando as doações de terra se intensificaram ao longo do “Caminho Novo” das Minas Gerais.

Fernando Luiz dos Santos Werneck, seu fundador, pertenceu a um dos mais poderosos e brasonados clãs da região.

Ao longo de sua trajetória, no século XIX, enquanto unidade de produção escravista, a Fazenda São Fernando acompanhou, passo a passo, o movimento de expansão, o apogeu e a decadência da cafeicultura no Vale do Paraíba Fluminense, podendo ser considerada como um dos notáveis exemplos desse processo.

Sua sede foi construída em três diferentes momentos, sendo restaurada em função de uma pesquisa arqueológica desenvolvida na propriedade. Uma coleção de objetos encontrados, durante as escavações no sítio arqueológico, está exposta no seu antigo cárcere, revelando aspectos rotineiros dos senhores e escravos que ali habitaram no passado. Atualmente a Fazenda São Fernando pertence à família Coelho, que manteve sua decoração com mobiliários e obras de arte característicos da época. Na propriedade é possível observar espécies da fauna e flora da região, além da realizar visitas à sede da fazenda, às ruínas da antiga senzala e ao quadrilátero do café.

Não está aberta à visitação.

Fazendas Históricas - Vassouras - Fazenda São Fernando




FAZENDA SÃO LUIZ DA BOA SORTE

A Fazenda São Luiz da Boa Sorte, localizada em Vassouras às margens da BR 393, é fruto da união de duas importantes fazendas do Ciclo Áureo do Café, a São Luiz e a Boa Sorte. Única das grandes fazendas do café com esta localização privilegiada é um primor do século XIX em plena forma, depois de restauração meticulosa.

A fazenda está aberta à visitação com agendamento prévio.

Fazendas Históricas - Vassouras - Fazenda São Luiz da Boa Sorte