FAZENDAS HISTÓRICAS - VASSOURAS
FAZENDA CACHOEIRA DO MATO DENTRO
A Fazenda Cachoeira do Mato Dentro, localizada em Vassouras, pertenceu a José de Almeida Avelar, Barão do Ribeirão, estando desde 1896 com a Família Rangel.
|
FAZENDA CACHOEIRA GRANDE
A Fazenda Cachoeira Grande não era a maior fazenda da região, possuindo apenas 1.125 hectares, mas foi o princípio da imensa fortuna do futuro Barão de Vassouras, Francisco José Teixeira Leite, filho do Barão de Itambé.
|
FAZENDA DO SECRETÁRIO
Existem duas versões correntes para a origem do nome "Fazenda do Secretário": uma delas atribui o nome ao seu fundador, José Ferreira da Fonte, que foi secretário de diversos governadores da província; a outra explica que o nome foi tomado do ribeirão chamado Secretário que nasce de vertentes próximas e banha a fazenda.
|
FAZENDA MULUNGU VERMELHO
Sua origem remonta ao princípio do século XIX quando suas terras foram doadas, através do sistema de sesmaria ao concessionário Capitão Antônio Luiz dos Santos e sua mulher Dona Luíza Angélica, terceira filha do lendário Capitão Inácio de Souza Werneck, patriarca do clã mais importante do período cafeeiro no Vale do Paraíba. Pelo que consta, o solar de São Francisco foi construído em 1831, na primeira fase da plantação do café na região, e com pouco tempo de lavoura, a fazenda tornou-se uma das mais prósperas de Vassouras.
|
FAZENDA SANTA EUFRÁSIA
Em Vassouras, a Fazenda Santa Eufrásia é a única fazenda particular tombada pelo IPHAN no Vale do Café, é uma das construções históricas mais importantes da área. Seu acervo é composto por mobiliário e utensílios do século XIX autênticos.
|
FAZENDA SÃO FERNANDO
Localizada em Massambará, Distrito de Vassouras, a Fazenda São Fernando foi, no século passado, uma das unidades produtoras de café do Vale do rio Paraíba Fluminense.
|
FAZENDA SÃO LUIZ DA BOA SORTE
A Fazenda São Luiz da Boa Sorte, localizada em Vassouras às margens da BR 393, é fruto da união de duas importantes fazendas do Ciclo Áureo do Café, a São Luiz e a Boa Sorte. Única das grandes fazendas do café com esta localização privilegiada é um primor do século XIX em plena forma, depois de restauração meticulosa.
|