NOTÍCIAS


Nas Férias de Janeiro, as Fazendas do Vale esperam por você




Hotel Fazenda Arvoredo Fazenda da Taquara
Fazenda São João da Prosperidade Fazenda Vista Alegre
Fazenda União Fazenda do Paraízo


O final do ano já chegou e se você ainda não tem ideia para onde ir nas férias de janeiro, conhecer as fazendas do Vale do Café, no interior do Rio, pode ser uma experiência surpreendente. Os casarões, erguidos em estilo neoclássico, em sua maioria, há mais de cento e cinquenta anos, apresentam características comuns. No entanto, ao conhecer cada propriedade e sua história nota-se que cada uma construiu sua identidade tendo o café como eixo principal.

Presentes em várias cidades da região, a maior parte encontra-se em excelente estado de conservação, graças ao empenho de seus atuais proprietários, verdadeiros guardiões de um tesouro histórico importantíssimo para o nosso país. Em Barra do Piraí, na antiga Fazenda Santa Maria, hoje Hotel Fazenda Arvoredo, você pode apenas passar uma tarde para tomar o Chá com a Baronesa de Santa Maria ou aproveitar para relaxar e renovar as energias em meio às paisagens naturais que o lugar oferece. Ainda em Barra do Piraí, no caminho para Valença, é possível visitar o cafezal da Fazenda da Taquara e ainda saborear um delicioso almoço com aquele gostinho do interior preparado no fogão a lenha. No mesmo caminho está a São João da Prosperidade que pertenceu a um fazendeiro de nome curioso: Capitão Mata Gente! Alguns quilômetros à frente, está a Vista Alegre, que entre outras características, destacou-se com a música, pois chegou a possuir uma orquestra própria e até uma casa construída especialmente para dedicação a esse tipo de arte. Outro feito de seu proprietário, o Barão de Pimentel foi a criação da Escola de Ingênuos, um feito inusitado que dava oportunidade de estudo aos filhos de escravos e crianças pobres da região.

Em Rio das Flores, a Fazenda União com seu fantástico acervo, inclusive de arte sacra, além de abrir suas portas à visitação, recebe hóspedes como hotel fazenda em instalações impecáveis.

Famosa na TV e até no cinema, já que tornou-se cenário perfeito para novelas e filmes de época, a Fazenda do Paraízo (isso mesmo, com “z”), também conhecida como Joia do Vale, ainda preserva seu mobiliário original.

Visitar as fazendas do Vale do Café é uma experiência inesquecível que reúne lazer, turismo e memórias do tempo em que o café produzido naquelas terras representava 75% de todo o café consumido no mundo.

Texto: Valéria Kelli – Equipe Portal Vale do Café