SOBRE O VALE DO CAFÉ
PARAÍBA DO SUL
Paraíba do Sul está intimamente ligada a história da Inconfidência. Possui na Vila de Sebolas, 3º distrito, os restos mortais de Tiradentes; que por determinação da sentença de morte, foram expostas em frente à Fazenda das Sebollas, local onde o inconfidente pregava a Independência do Brasil.
O café também fez parte da história de Paraíba do Sul e alguns prédios, construídos na época do apogeu dos barões do ouro verde, ainda podem ser apreciados na cidade.
O Século XIX foi marcante para o município, com a construção da Ponte da Parahyba, um investimento do Barão de Mauá e a inauguração da Estação Ferroviária, que a exemplo de outras localidades da região, também contou com a presença do Imperador D. Pedro II no evento.
Paraíba do Sul nos oferece uma ótima oportunidade para conhecermos parte de um passado grandioso de nosso país, através do turismo histórico cultural.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Museu Tiradentes – Inaugurado em 1972, no local é possível conhecer alguns objetos que fizeram parte do dia-a-dia do mártir brasileiro, tais como a maleta de dentista que ele usava.
Localização: Distrito de Sebolas
Praça Marquês de São João Marcos – Também conhecida como "Jardim Velho" é rodeada por palmeiras centenárias. Seus bancos e quiosques são ponto de encontro para famílias e amigos nos finais de semana.
Palácio Tiradentes – Construído em 1856 como residência do Barão Simão Dias dos Reis, atualmente funciona como Câmara Municipal. Suas portas e janelas chamam a atenção, pois estão alinhadas em perfeita harmonia. No plenário, o destaque fica por conta da mobília francesa.
Palacete Barão Ribeiro de Sá – Construído em 1866 para servir de residência do Barão, no sobrado, com quatro fachadas e ares de palacete, o nobre e sua família ocupavam as áreas nobres. Já o porão era destinado aos serviçais. Atualmente o prédio funciona como sede da Prefeitura e seu interior, apesar de modificado, ainda conserva alguns aspectos da época.
Localização: Rua Visconde da Paraíba, 11 – Centro
Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo – Em estilo neoclássico, sua construção foi finalizada em 9 de abril de 1882. Em 1933 suas torres foram concluídas para acomodar os sinos.
Localização: Praça São Pedro e São Paulo, s/nº – Centro
Ponte Leopoldo Teixeira Leite – Construída pelo engenheiro Paulo de Frontin em 1898, para passagem de trens, é conhecida como Ponte Preta e liga os bairros Ponte Preta e Jatobá. Fazia parte do trajeto percorrido pelo trem da Estrada Real, atualmente desativado.
Ponte da Parahyba – A ponte, encomendada pelo Visconde de Mauá, foi projetada pelo engenheiro Douglas Dodgson e inaugurada em 1857. A partir dessa data até 1889, cobrava-se pedágio de seus usuários. Sua estrutura férrea foi elaborada em Niterói e as peças, em treliça, medindo quase 3 m, foram transportadas por tropas de mulas. Sua sustentação é feita por quatro colunas maciças em cantaria.
Localização: Praça Garcia - Bairro da Grama
Estação Ferroviária – Inaugurada em 1867 com a ilustre presença do Imperador D. Pedro II, a estação integrou Paraíba do Sul ao eixo Rio-Minas, na Estrada de Ferro que levava o nome do regente, mais tarde, alterado para Central do Brasil. Durante os tempos áureos do café, a estação favoreceu o escoamento do fruto produzido na região para o Porto do Rio de Janeiro. A construção antiga foi demolida no início do século XX e deu lugar a uma nova estação projetada pelo engenheiro Paulo de Frontin. Quando em funcionamento, é desta estação que parte o trem da Estrada Real levando turistas para um agradável passeio pela cidade.
Localização: Centro
Estação Ferroviária de Werneck – Mais uma estação projetada pelo engenheiro Paulo de Frontin, foi inaugurada em 1898. O nome da estação é uma homenagem à família Werneck, já que as terras onde foi construída foram doadas por João Quirino da Rocha Werneck, o Barão de Palmeiras.
Atualmente funciona no prédio, a Associação dos Artesãos de Werneck com produção e venda de artesanato.
Estação Ferroviária de Cavarú – Inaugurada como estação auxiliar em 1898 foi mais um projeto do Engenheiro Paulo de Frontin.
No local há uma cafeteria e algumas lojas de artesanato para uma deliciosa parada, principalmente, quando o trem da Estrada Real voltar a percorrer seu trajeto.
Trem da Estrada Real – Embora esteja em manutenção, fica a dica para quando estiver em funcionamento. O percurso turístico-cultural de 14 km, parte da Estação Ferroviária no Centro Cultural, com parada na Estação de Werneck e Cavaru.
Parque das Águas Minerais Salutaris – Uma atração interessante no parque é a concha acústica sobre as fontes Alexandre Abrahão, Nilo Peçanha e Maria Rita, que modifica o som das águas conforme nos aproximamos ou nos afastamos das fontes. O parque possui outras áreas de lazer como as pistas de kart e de skate, de cooper, o campo de futebol e a quadra poliesportiva.
Galeria Cultural Luiz Carlos Tavares Coelho – No local, a história da cidade e seus pontos turísticos podem ser apreciados em lindos painéis fotográficos.
Localização: passagem subterrânea da estação ferroviária.
Pedra da Tocaia – Esta atração é recomendada para quem tem experiência, já que o acesso à pedra, que tem cerca de 800 metros de altura, é feito somente por trilhas que atravessam trechos de mata fechada.
Cachoeira Agronômica – Está localizada no Ribeirão do Lucas, afluente da margem direita do Rio Paraíba do Sul a 1Km. A montante (para o lado da nascente) do centro da cidade.
GOSTOU? VENHA VIVER ESSA EXPERIÊNCIA!
SUGESTÕES GASTRONÔMICAS
Bistrô Alecrim
Endereço.: Av. Marechal Castelo Branco, nº 473
Telefone(s).: (24) 9 9968-7004
Restaurante Tia Ana
Endereço.: Praça Garcia antiga Praça Carmela Dutra, nº 125
Telefone(s).: (24) 2263-5795
Churrascaria Boi na Brasa do Limoeiro
Endereço.: Rod. Br-393, 18200
Telefone(s).: (24) 2263-2360
Churrascaria Rei do Espeto
Endereço.: Rodovia Lucio Meira, SN - Jd Atlântico