SOBRE O VALE DO CAFÉ
PIRAÍ
Um pequeno povoado desenvolveu-se junto à capela de Sant’Anna do Piraí, erguida em 1772. A localidade progrediu rapidamente, atraindo colonos que buscavam terras férteis para seu cultivo.
Por décadas, a exploração do café, que era fonte de riqueza, trouxe o desenvolvimento para o município.
Três nomes se destacaram na produção do café piraiense: Joaquim José de Souza Breves; seu irmão José Joaquim de Souza Breves e, José Gonçalves de Moraes.
Joaquim José de Souza Breves foi o maior cafeicultor do Brasil na época, chegando a produzir cerca de 1,5% da safra total do país! Por isso mesmo foi apelidado pelo Imperador Dom Pedro de o "Rei do Café".
José Joaquim de Souza Breves, irmão do "Rei do Café": foi o primeiro governante de Piraí.
Já José Gonçalves de Moraes, recebeu do Imperador o título de barão, e assim transformou-se no famoso Barão do Piraí, nome que leva a principal rua da cidade.
Em meados do século XIX havia em Piraí 268 cafeicultores!
Páginas importantes do ciclo do café podem ser contadas em Piraí. Além disso, a cidade oferece diversas atrações aos turistas, desde sua fauna e flora, passando pelos locais históricos, o artesanato, seus eventos com forte viés cultural e sua gastronomia.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Praça Getúlio Vargas – Localizada no centro da cidade, também é conhecida como Praça da Preguiça. Com um pouco de sorte é possível presenciar um dos raros momentos em que estes animais aparecem por ali. A praça, rodeada de árvores frondosas e palmeiras imperiais, é utilizada para a realização de diversos eventos culturais, como o Piraí Fest, que acontece sempre no mês de outubro.
Avenida Beira Rio – Um lugar tranquilo para apreciar as diversas espécies de peixes e aves que aparecem bem próximos às margens das águas mansas do Rio Piraí.
Parque Natural Mata do Amador – Criado em 1997 e localizado no centro de Piraí, possui várias espécies da fauna e da flora em uma área de 164.000 m2.
Ponte Mata do Amador – Um dos cartões postais da cidade, a charmosa construção em arcos sobre o Rio Piraí, serve de acesso à Mata do Amador.
Casarão Histórico de Arrozal – Construído por Manoel de Souza Breves, por volta de 1836 para servir de moradia na parte superior e comércio no térreo. Mais tarde, o casarão foi adquirido pelo Comendador José de Souza Breves Filho, que no fim do ano de 1856, iniciou uma grande obra de ampliação do prédio.
Casa de Cultura – A construção, datada de 1916 em estilo neoclássico tardio, foi recuperada e seu interior adaptado para ser uma Casa de Cultura com três galerias para exposições de arte e um memorial fixo da "Vedete do Brasil - Virgínia Lane."
Localização: Rua Comendador Sá, 105
Sede Prefeitura Municipal de Piraí – Erguido no século XIX funcionou até 1917, como cadeia no primeiro pavimento e fórum no segundo. O edifício funciona como sede da prefeitura desde 1922.
Localização: Praça Getúlio Vargas, s/nº - Centro
Igreja Matriz de Sant’Ana – Sua construção, que contou com mão de obra escrava, foi iniciada em 1829, entretanto as obras só seguiram em frente a partir de 1832. A inauguração ocorreu em 1841 e seu primeiro vigário foi o Cônego José Theodósio de Souza.
Da segunda metade dos anos 1950 até 1962, a matriz foi reformada e o teto recebeu uma linda pintura, que retrata algumas passagens bíblicas, de autoria do artista mineiro Geraldo de Oliveira.
Localização: Pio XII, s/nº – Centro
Capela de Santa Cruz e São Benedito – A capela foi erguida em 1850 e uma cruz foi colocada no local, pois conta-se que pode ter servido como cemitério das vítimas de uma epidemia de cólera que assolou a cidade em 1856.
Eram realizadas ali reuniões de uma irmandade denominada São Benedito. Apesar de extinta, a irmandade foi lembrada quando a capela recebeu uma imagem do santo e, em função desse episódio, a população passou a chamá-la de Capela de São Benedito.
Localidade: Morro da Capelinha, s/nº – Centro
Clube de Pesca – Fundado em 1966, por apreciadores da pesca e funcionários da Light, possui estrutura para recebimento dos pescadores e turistas. Colabora na preservação ambiental proibindo a caça e a pesca de rede.
Localidade: Estrada RJ 139 / Km 85
Parque do Caiçara – Com cerca de 50.000 metros quadrados e forma irregular é perfeito para caminhadas, banhos na prainha formada pelo lago e piquenique.
Reservatório de Ribeirão das Lajes – O local pertence à Light (concessionária de energia elétrica da região). A área é de preservação ambiental e utilizada para a captação de energia elétrica, além de servir como fonte de abastecimento de água para as cidades do Rio de Janeiro e Piraí.
Localização: RJ-139, Km 45, Ribeirão das Lajes
Condomínio da Arte – Símbolos da cidade, como a tilápia, a capivara e a macadâmia podem ser encontrados, sob forma de lindas peças de artesanato, confeccionadas por artesãos da região.
Localização: Avenida Guadalajara, 67 - Centro
Lago do Kopp ou Koppland – O Lago, que é de propriedade do Hotel Fazenda Espelho D' Água, possui cerca de 100.000 metros quadrados.
A pescaria não é permitida, mas o lazer é garantido para banhos e passeios em embarcações de pequeno porte.
Cachoeira dos Três Saltos – Com quase dez metros de altura e, fazendo jus ao nome, forma três quedas além de ducha natural. As águas são frias, porém claras.
Localização: Fazenda dos Três Saltos
SUGESTÕES GASTRONÔMICAS
Restaurante Casa do Manequinho
Endereço.: Rua Barão do Piraí, 90
Telefone(s).: (24) 2431-9900
Restaurante Genipapo
Endereço.: Estrada Piraí x Passa Três, 3300 – Vale Verde
Telefone(s).: (24) 2431-3673
Restaurante Recanto da Roça
Endereço.: Rodovia RJ 145 – Km 22 - 7996
Telefone(s).: (24) 2431-6690
Restaurante Casa do Mamão
Endereço.: Rodovia Presidente Dutra, Km 237 (sentido São Paulo-Rio)
Telefone(s).: (24) 2431-1121
Magela's Bar e Restaurante
Endereço.: Av Guadalajara, nº 1542 (Estrada Piraí - Passa Três)
Telefone(s).: (24) 2431-3234
Bar do Peixe
Endereço.: 15 de Novembro, 242
Telefone(s).: (24) 2431-1610