SOBRE O VALE DO CAFÉ
PATY DO ALFERES
Acredita-se que o nome Paty do Alferes venha da união do nome do posto militar de alferes (no Brasil, equivalente ao posto de segundo-tenente) ao vocábulo indígena dado a uma palmeira abundante na região - o pati - que começou a se delinear às margens do Caminho Novo. Também havia muitos patis que davam nome à toda região desde a serra até as margens do Rio Paraíba do Sul. O nome vem do tupi, árvore que se eleva, designando uma palmeira também chamada de palmito-amargoso. Assim, a antiga Roça dos Alferes passou a ser chamada de Paty do Alferes para distinguir-se da localidade de Pati, atual Andrade Pinto, em Vassouras.
Antes da chegada do café o que se produzia em Pati era a cana-de-açúcar. O clima propício, as terras férteis nunca antes cultivadas, adubadas pelas cinzas das queimadas e a mão de obra composta na maior parte por escravos africanos jovens foram os fatores que permitiram a alta produtividade das lavouras de café de Paty do Alferes no meio do século XIX. Os lucros foram crescentes com o aumento contínuo do consumo de café na Europa e nos Estados Unidos, o que tornou os fazendeiros da região pessoas muito ricas.
Enriquecida pelas plantações de café, nasceu uma aristocracia rural formada por nobres intimamente ligados à corte, como o Visconde de Ubá, o Barão de Capivari, o Barão de Guaribu, dentre muitos outros.
O grande crescimento econômico aumentou a necessidade de mão de obra e intensificou o tráfico de escravos africanos. Em 1838, houve uma fuga em massa de escravos liderados por Manoel Congo que espalhou medo entre os fazendeiros. A revolta foi duramente reprimida pela Guarda Nacional sediada em Valença e comandada pelo futuro segundo Barão de Paty do Alferes.
Foi na Aldeia de Arcozelo, onde se iniciou a Revolta de Manoel Congo.
A riqueza do Ciclo do Café é citada em antigos e importantes relatos de viajantes, cientistas e estudiosos que passaram por Paty do Alferes nessa época, como Charles Ribeyrolles, Auguste de Saint-Hilaire, Visconde de Taunay, José Matoso Maia Forte e Alberto Lamego.
Seguindo sua vocação agrícola, após o declínio do café Paty do Alferes mantém uma grande produção como o maior produtor de tomate do estado do Rio de Janeiro e o terceiro do Brasil.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Aldeia de Arcozelo – Antiga Fazenda da Freguesia foi palco da mais importante fuga de escravos da região, liderada por Manoel Congo.
Pelas mãos do Embaixador Paschoal Carlos Magno, transformou-se na Aldeia de Arcozelo, um complexo cultural com o objetivo de ser um centro permanente de realizações artísticas.
Através do sonho de Paschoal, um dos nomes de maior relevância na trajetória do teatro brasileiro, foram construídos o Anfiteatro Itália Fausta, o Teatro Renato Vianna, salas de exposições e oficinas, a biblioteca, além de uma área reservada para hospedagem e alimentação dos participantes de eventos lá realizados, tais como o Festival de Teatro Amador do Estado do Rio de Janeiro e o Encontro de Corais das Escolas Estaduais do Rio de Janeiro.
Localização: Av. Paschoal Carlos Magno, 450
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição – O capitão-mor da Ordenança, Manoel Francisco Xavier, foi quem iniciou sua construção, seguindo o estilo colonial, em 1840. Com o falecimento do capitão, a obra foi concluída por sua esposa, D. Francisca Elisa Xavier e inaugurada no dia 31 de maio de 1844. Em seu interior destacam-se antigas imagens de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário.
Localização: Largo da Matriz – Centro
Prédio da Câmara Municipal – O edifício, erguido em 1881, é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Vale destacar os azulejos portugueses que compõem a decoração interna.
Localização: Largo da Matriz
Museu da Cachaça – A história dessa tradicional bebida brasileira é contada através da iniciativa de Iris e Yale Renan. No local ainda é possível conhecer o processo de fabricação, degustar e adquirir o produto da região.
O acervo é composto de uma coleção de inúmeras garrafas e rótulos antigos, documentos históricos e barris contendo cachaça em processo de envelhecimento.
Também faz parte do acervo um documento curioso, expedido pelo Governo Imperial do Brasil, datado de dezembro de 1865, no qual foram estabelecidas regras para a imposição do valor da ração de aguardente para as praças do Exército. No final do mesmo, há uma partitura com o toque de corneta para a distribuição de aguardente.
O museu está aberto à visitação, contudo é necessário agendar a visita.
Localização: Nova Mantiqueira, 227 – Mantiqueira
Telefone: (24) 2485-1475
Caminho do Imperador – O Caminho do Imperador servia como uma tosca ligação entre Paty do Alferes e Petrópolis, atravessando a Mata Atlântica e somente podendo ser percorrido a cavalo.
Foi a partir da criação de Petrópolis, em 1843 e da chegada dos alemães, em 1845, que as autoridades do Governo Provincial Fluminense, se decidiram pela abertura de uma “estrada carroçável”.
Foram as frequentes cavalgadas de D. Pedro II, que originaram o nome do Caminho (ou Estrada) do Imperador. O Caminho do Imperador é um passeio perfeito para os amantes da ecologia que podem praticar esportes como caminhadas, cavalgadas ou trilha de bicicletas por toda sua extensão.
Queda Dágua da Maravilha – Ponto de parada principalmente para os praticantes de ecoturismo descansarem antes de prosseguirem o passeio.
Localização: Estrada da Boa Vista - a 6 km da Praça Pedro Chaim
Cachoeira Boa Esperança – A queda de quase 3 metros de altura forma uma ampla piscina natural. A liberação do banho é concedida pela Fazenda Ecológica Colônia de Férias Vila Rica.
GOSTOU? VENHA VIVER ESSA EXPERIÊNCIA!
SUGESTÕES GASTRONÔMICAS
Comilancia
Endereço.: Rua Dep Bernardes Neto, 152 - Centro
Telefone(s).: (24) 2385-2401
Pizza na Pedra
Endereço.: Rua Coronel Manoel Bernardes, 200
Telefone(s).: (24) 2485-2317
Restaurante Fazendas
Endereço.: Estrada da Cachoeira - Arcozelo
Telefone(s).: (24) 2485-2504
Mundo das Pedras
Endereço.: Rua Coronel Manoel Bernardes 387 Cs
Bar Restaurante da Nega
Endereço.: Rua Coronel Manoel Bernardes, 74
Telefone(s).: (24) 2485-1875
Lanchonete Patyta Gol
Endereço.: Av. Paschoal Carlos Magno, 110
Telefone(s).: (24) 2485-1244
Aconchego das Massas
Endereço.: Rua Cap Zenobio 117 - Centro
Restaurante Quinta das Palmeiras
Endereço.: Estrada do Capivara, s/n, 3,5 km da RJ-125
Churrascaria Palmeiras
Endereço.: Rua Cel Manoel Bernardes, 387 - Centro
Telefone(s).: (24) 2485-1255
Panela de Barro
Endereço.: Rua Dr Peralta, 570 - Centro