SOBRE O VALE DO CAFÉ
VALENÇA
Antigo território de índios Coroados, o nome da cidade é uma homenagem ao Vice-Rei de Portugal, Dom Fernando José, descendente dos nobres da cidade de Valença, em Portugal.
Marquês de Valença ou simplesmente Valença, como popularmente a denominamos, assim como Vassouras, vivenciou um período muito próspero, no Século XIX, no qual surgiu uma nobreza muito rica, a partir dos lucros com o plantio de café na região.
Em toda a serra, Valença tinha o maior número de escravos. Eram quase 30.000. Em todo o estado era o segundo município com maior número de indivíduos cativos. O primeiro era Campos.
Nessa época, a cidade usufruía da riqueza, da cultura e da educação provenientes dos nobres do café. O que se comprova, por exemplo, com a apresentação do pianista polonês Gottschalk, em 1869, perante uma culta sociedade amante das belas artes, no Teatro Glória.
Com a fortuna dos nobres do café, a cidade também progride, com ruas calçadas, com serviço d’água, que instala chafariz, com hospital da Santa Casa da Misericórdia, onde são provedores.
O Visconde do Rio Preto, um dos maiores benfeitores da região de Valença e Rio das Flores, construiu, nas imediações do Jardim de Cima, o seu austero palacete. Vale destacar que os famosos Jardim de Baixo (Praça XV de Novembro) e Jardim de Cima (Praça Visconde do Rio Preto) foram inaugurados em 1884, projetados pelo paisagista francês François Marie Glaziou.
Da riqueza daquele tempo restaram os sobrados e várias fazendas históricas do ciclo do café abertas à visitação.
Valença ainda possui diversas atrações voltadas para o turismo cultural. Em um passeio pelo centro da cidade é possível admirar o casario antigo transformado em museus e hotéis.
Para os amantes da Natureza, Valença proporciona a prática do ecoturismo no Parque Natural Municipal do Açude, na Serra da Concórdia e na Serra dos Mascates.
ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Museu Casa Léa Pentagna – Uma casa agradável, em estilo neoclássico, repleta de lembranças de sua moradora que, em testamento, deixou expresso o desejo de transformar sua residência na Fundação Cultural e Filantrópica Lea Pentagna.
Nos fundos da propriedade há uma bela área verde, com cerca de 20.000 m2 repleto de árvores frutíferas e um jardim sempre florido.
A casa, que está sempre à disposição para realização de palestras, cursos, exposições, apresentações musicais, entre outras atividades, recebe visitantes aos sábados e domingos de 9h30 às 12h30 e de 14h às 17h.
Localização: Rua Vito Pentagna, 213 – Centro
Telefone: (24) 2453-4178
Museu de Arte Sacra – O museu, instalado na Catedral de Nossa Senhora da Glória, guarda um acervo representativo da arte sacra da região, reunido por volta de 1950. Há várias peças datadas do início do Século XIX.
Localização: Praça Padre Gomes Leal
Telefone(s): (24) 2453-4042 / (24) 2453-6054
Museu Capitão Pitaluga – Aberto à visitação, o museu militar inaugurado no dia 13 de novembro de 2002, entre peças originais e réplicas, faz uma homenagem aos pracinhas brasileiros que morreram durante a 2ª Guerra Mundial.
No acervo há uma bandeira original da Alemanha, com a suástica – símbolo do nazismo. Há ainda medicamentos e uniformes da época. Na área externa estão expostos alguns veículos utilizados durante a guerra.
Localização: Rua Comendador Antônio Jannuzzi, nº 415 – Bairro Belo Horizonte
Praça Visconde do Rio Preto – Também conhecida como Jardim de Cima, seu projeto foi assinado pelo botânico e paisagista francês Auguste Glaziou. Já no Século XX, a praça recebeu um coreto, confeccionado em ferro fundido e em estilo art-nouveau.
Todo o conjunto que compõe a praça e adjacências é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Entre eles vale destacar o Antigo Palacete Visconde do Rio Preto, a Padaria Pentagna, a Antiga Casa Amidee Berger, o Cine Glória e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Localização: Praça Visconde do Rio Preto, Centro
Catedral de Nossa Senhora da Glória – Localizada no alto de uma ladeira, sua construção foi iniciada em 1820 terminando quase cem anos depois. O dia de Nossa Senhora da Glória, que é a padroeira da cidade, é comemorado em agosto, época celebrada pela comunidade com a tradicional festa em homenagem à padroeira.
Praça XV de Novembro – Conhecido como Jardim de Baixo, também foi projetado pelo botânico e paisagista francês Auguste Glaziou. O local, que é ricamente arborizado, é perfeito para relaxar e renovar as energias.
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens de Cor – Construída pelo negro Miguel Tomás e escravos devotos de Nossa Senhora do Rosário entre 1848 e 1853, foi reconstruída em 1924. No alpendre foi montado o Memorial Afro Miguel Tomás, com exposição permanente de objetos ligados à cultura negra. São utensílios de cozinha, objetos de tortura e instrumentos musicais. A cantora, Clementina de Jesus, que é valenciana, também é homenageada no memorial.
Localização: Rua Bernardo Viana, 120
Parque Estadual da Serra da Concórdia – Com 804,41 hectares, localiza-se na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, abrangendo terras do município de Valença. Passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre podem ser feitas sem perturbar o ambiente natural.
É bom lembrar que a caça, a captura de animais e a retirada de plantas são condutas ilegais e, portanto, também não permitidas no parque.
Localização: (Sede) Rua Barão de Santa Mônica, 115 – Barão de Juparanã
Telefone: (24) 2471-5250
Mirante do Cruzeiro – Marcado por uma grande cruz de concreto, de lá é possível observar a maior parte da cidade. Perfeito para admirar o por do sol e as noites estreladas.
Cachoeira Ronco D'Água – Três quedas d’água formam ótimas piscinas naturais em um local agradável para reunir família e amigos.
Localização: Estrada Valença x Conservatória - Rancho Novo
Cachoeira de Pentagna – Formada pelas águas represadas do Rio Bonito em uma cortina que abrange toda a largura do rio, numa queda de aproximadamente 10 m, criando uma piscina natural de quase 40 m2.
Localização: Distrito de Pentagna
Cachoeira do Rio Bonito – Um pequeno salto com dois metros e meio de altura e outro em corredeira em pequenos desníveis formam duchas e uma ampla piscina natural.
Localização: Distrito de Pentagna
Cachoeira dos Guedes – Um salto principal com 10 m de altura e outros menores formam prainha, ducha e piscinas naturais.
Localização: Distrito de Pentagna
Cachoeira do Quirino – Quatro pequenas quedas formam piscina e pequena praia.
Localização: Distrito de Barão de Juparanã
SUGESTÕES GASTRONÔMICAS
Tenda dos Sabores
Endereço.: Av. Nossa Sra. Aparecida, 1080 - Santa Cruz
Telefone(s).: (24) 2453-3707
Valencia Grill
Endereço.: Rua Comendador Araújo Leite - Esplanada do Cruzeiro
Telefone(s).: (24) 2453-4643
RogeGuts
Endereço.: Rua Cel. João Rufino, 11
Telefone(s).: (24) 2453-3040
Cafeteria do Irineu
Endereço.: Av. Nilo Peçanha, 274
Telefone(s).: (24) 2453-2116