SOBRE O VALE DO CAFÉ







VASSOURAS



Cidade tranquila e hospitaleira, localizada a pouco mais de 100 Km do Rio de Janeiro, ainda preserva parte do esplendor da época em que era conhecida como a princesinha do café, através de seu centro histórico formado por casarões e palacetes, herança de um tempo no qual a cidade ostentava o título de maior produtora de café do mundo.

Foi graças ao crescimento econômico gerado pelo plantio do café, que a Vila de Vassouras foi elevada à categoria de cidade, no dia 29 de setembro de 1857.

Neste período, tornou-se a maior cidade com fazendeiros nobilitados, foi por isso que ficou conhecida como a "Cidade dos Barões":

Constroem-se casarios, palacetes, hotéis, joalherias e até um teatro. A vida social era intensa. Falava-se até francês pelas ruas! Toda essa movimentação financeira proporcionou uma espécie de refinamento dos fazendeiros que tentavam ter o mesmo estilo de vida dos nobres da corte, principalmente em suas fazendas. Afinal, depois da Corte, Vassouras era o local de maior circulação de nobres.

O nome Vassouras está associado a um arbusto que foi muito abundante na região conhecido como “tupeiçaba” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha.

O convite para conhecer a cidade vamos deixar por conta do rei do Baião, Luiz Gonzaga, que compôs um xote especial para a cidade que tem um verso que diz assim: “Vassouras, Vassouras velha cidade dos tempos coloniais. Vassouras, Vassouras o tempo passa e cada vez te quero mais”.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS


Praça Barão de Campo Belo – Cercada pelas famosas palmeiras imperiais, tendo ao centro um lindo chafariz monumental, todo em cantaria e, no topo da colina, está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1828, construída em estilo neoclássico, assim como a maioria das construções daquela época.

Chafariz Monumental – Datado de 1846, todo em cantaria, foi projetado pelo arquiteto espanhol Joaquim de Soto Garcia de La Vega.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição – Antes de ser erguida havia, em seu lugar, uma capela, construída em 1828, pelo Barão de Ayuruoca. A igreja possui características do estilo neoclássico. Um exemplo é o gradil de ferro que protege toda a construção. Em seu interior, um belo painel, elaborado pelo artista Ivo Avelar, contorna a imagem de Nossa Sra. da Conceição no altar. A nave é única, há quatro altares laterais, coro e batistério.

Visitação da amostra de Arte Sacra em finais de semana e feriados: 9h às 13h.

Telefone(s): (24) 2471-1618

Museu Casa da Hera – A linda casa e sua extensa área verde, que pertenceram à família de Eufrásia Teixeira Leite, preservam-se até hoje, graças ao seu testamento no qual havia uma cláusula que garantia sua integridade.

Percorrer os cômodos do casarão, conhecer a história da família, principalmente de Eufrásia, uma mulher que viveu à frente de seu tempo e seus hábitos, é certamente uma experiência enriquecedora.

Localização: Rua Dr. Fernandes Júnior, n° 160, Centro
Telefone(s): (24) 2471-2930 / (24) 2471-2961

Horário de Funcionamento:
Casa: De terça a sexta – 10 h às 17h - Sábado, Domingo e Feriado – 13h às 17h
Chácara: De segunda à sexta – 10h às 17h – Sábado, Domingo e Feriado – 13h às 17h

Antiga Estação Ferroviária – Inaugurada em 1914, funcionou até 1970. Há informações de que o último trem de passageiros deixou a estação em 30/11/1970. Atualmente, além de departamentos administrativos da Fundação Educacional Severino Sombra, também funciona no local o Memorial do Trem.

Memorial do Trem – O espaço é mantido pela prefeitura nas dependências da Antiga Estação Ferroviária. No local, o visitante encontra objetos curiosos utilizados pelos operadores de ferrovias, equipamentos e fotos da cidade na época em que o trem trafegava por entre suas ruas. Esse era o principal meio de transporte utilizado por moradores e figuras ilustres da região para viajarem até o Rio de Janeiro.

Trem do Barão – Um ônibus estilizado passeia pelo centro histórico da cidade e, enquanto isso, realiza paradas estratégicas para o embarque de novos passageiros.

A “estação” desse trem é a antiga Estação Ferroviária de Vassouras. Os passeios acontecem nas tardes de sábado e manhãs de domingo.

Câmara Municipal – Construção da década de 1850, por ali passaram o poder executivo e legislativo, o judiciário e a cadeia pública. As grades dessa época permanecem na parte detrás do prédio.

Casa de Cultura Tancredo Neves – O edifício, construído no final da primeira metade do Século XIX, era a residência de José Francisco José Maria de Assis. A partir de 1871, o prédio serviu de sede de clubes e colégios. Tempos depois, a Prefeitura o recuperou para criar a Casa de Cultura, um espaço destinado a eventos culturais e a Biblioteca Maurício de Lacerda.

Palacete Barão de Itambé – Construído em 1849 por José Joaquim Botelho, e adquirido em 1859 por Francisco José Teixeira, o Barão de Itambé, um dos mais famosos do ciclo do café.

No salão principal há uma pintura, que abrange uma parede inteira, de autoria do famoso artista catalão José Maria Vilaronga. O palacete, tombado pelo IPHAN, está localizado no centro da cidade, no lado direito da Praça Barão do Campo Belo.

Palacete Barão de Ribeirão – A casa foi deixada como herança para o Visconde de Cananéia, que entre seus hóspedes recebeu a ilustre visita do Conde D'eu. Posteriormente a casa foi transformada em Hotel e hospedou a princesa Isabel, a esposa do Conde. Mais tarde funcionou com fórum, cadeia pública e setores da administração pública municipal.

Observatório Magnético – Patrimônio científico e cultural, o Observatório Magnético de Vassouras (OMV) é uma unidade do Observatório Nacional (ON) destinada ao estudo do campo magnético da Terra (é uma das formas na qual a energia se manifesta em torno de um corpo magnetizado ou de um condutor de corrente elétrica). Desde o primeiro registro em 1915, os dados são gerados diariamente, sem interrupção.

Memorial Manoel Congo – O memorial é uma homenagem ao líder do movimento de revolta contra o regime de escravidão, ocorrido em 1838, quando escravos fugidos da Fazenda Maravilha tentaram formar um quilombo. Capturado, Manoel Congo foi condenado à forca e executado em 1839. O ato marcou sua luta pela tão almejada liberdade.

Localização: largo da antiga forca e pelourinho

Mirante do Imperador – Um dos pontos mais altos da cidade proporciona uma vista privilegiada de seu centro histórico. Vale a pena conhecer. Não importa o horário, Vassouras vista de cima é sempre um espetáculo.

Alambique Fazenda União Carvalheira – Produzindo a cachaça União Carvalheira desde 1979, o alambique realiza o armazenamento e envelhecimento da pinga em tonéis de carvalho. É possível visitar o alambique mediante agendamento.

Localização: Estrada Vassouras - Barra do Piraí
Telefone(s): (24) 7113-9924/ (24) 9 8112-7503 / (24) 9 9817-5368

GOSTOU? VENHA VIVER ESSA EXPERIÊNCIA!



Clique aqui e saiba onde se hospedar em Vassouras.


SUGESTÕES GASTRONÔMICAS



Restaurante Varanda’s
Endereço.: Av. Expedicionário Osvaldo de Almeida Ramos, 110 - Centro
Telefone(s).: (24) 2471-3392

Restaurante Hipólito
Endereço.: Rua Barão de Tinguá, 33 - Centro
Telefone(s).: 2471-1915

Bistrô do Mara Palace Hotel
Endereço.: Rua Chanceler Doutor Raul Fernandes, 121 - Centro
Tel.: (24) 2471-1993

Botequim por Acaso
Endereço.: Casario Shopping – Centro

Churrascaria 393
Endereço.: Rodovia 393 s/n Km 236

Restaurante República dos Pampas
Endereço.: Rua Ebert Martuchelli, Nº 001, Loja B